Combatendo fake news

PINOCCHIO Credit: Greta De Lazzaris/Roadside Attractions

Para facilitar o acesso a sites e redes sociais que combatem a disseminação de informações falsas eu criei esse post. Aqui estão os mais conhecidos e premiados.

Os psicólogos afirmam que para entender por que as pessoas mentem, é preciso entender a causa. Nessa linha nada é criado sem a intenção de obter vantagens obscuras, é por isso que se faz necessário combater essa atitude, caso o contrário você estará sendo manipulado. E pior, pode ser o meio para gerar um caos. Qualquer informação falsa ou manipulada é um desserviço para a sociedade, então reflita sobre o tema.

Agência Lupa

Agência Lupa é primeira do setor de checagem de fatos do Brasil a ser criada no Brasil. Ela está ligada ao site Folha de S. Paulo e seus trabalhos estão diretamente ligados a fatos compartilhados em período de eleição.

Para entrar em contato com a Lupa, basta mandar uma mensagem no Facebook diretamente para o Messenger, que o bot irá auxiliar a avaliação das informações como verdadeiras ou falsas.

Fato ou Fake

Criado pelo grupo Globo, Fato ou Fake faz a apuração de notícias falsas com uma equipe composta por jornalistas que trabalham em veículos como Época, Extra, G1, CBN, Época, Extra, TV Globo, GloboNews, Jornal O Globo e Valor Econômico. Este site é responsável por verificar notícias muito compartilhadas de assuntos gerais.

Se você quiser fazer uma denúncia de alguma notícia falsa, pode ir à página do Facebook do Fato ou Fake, ou mandar uma mensagem para o WhatsApp, através do número (21) 97305-9827.

Agência Pública – Truco

Fundada em 2011 por mulheres jornalistas, a Agência Pública é uma instituição sem fins lucrativos que avalia notícias com temas que envolvem administração pública e defesa dos direitos humanos. Ela é responsável por avaliar diversas falas de políticos, classificando-as em diversas categorias como verdadeiro, sem contexto, discutível, exagerado, subestimado, impossível provar ou falso.

E-Farsas

Lançado em 2001, o E-Farsas é um dos sites de checagem de notícias mais antigo que foi criado. O site é responsável por avaliar boatos que são espalhados diariamente pela internet. Após a avaliação, um post é feito para que as pessoas possam ter acesso ao conteúdo.

Para mandar uma sugestão de notícia para o site, basta apenas ir na aba de Contato do site.

Fake Check

O detector de Fake News Fake Check é uma plataforma que foi criada pela junção de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Diferentemente de uma agência, a plataforma utiliza aprendizagem de máquina e inteligência artificial para avaliar se um texto é verdadeiro ou falso.

Para entrar em contato com o Fake Check, basta apenas enviar uma mensagem para o bot do WhatsApp através do número (16) 98112-8986.

Painel do CNJ

Lançado em 1º de abril de 2019 por representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), das associações da magistratura e dos tribunais superiores e da imprensa, o Painel de Checagem de Fake News conta com parceiros que “contribuem para o projeto dentro de sua área de atuação e com as ferramentas que dispõem para checar dados e realizar ações de alerta à sociedade sobre o perigo da informação falsa”. As notícias são publicadas em sites parceiros, como Folha de S. Paulo, Estadão e UOL, e o Painel do CNJ funciona mais como uma chancela das plataformas, do que uma plataforma de checagem em si.

Acesse aqui a plataforma do Painel do CNJ

Boatos.org

Criado em junho de 2013, o Boatos.org é atualizado diariamente “graças a uma equipe de jornalistas ávidos em descobrir a verdade”. A plataforma criou uma área exclusiva para combater as fake news sobre o novo coronavírus.

Acesse aqui a plataforma do Boatos.org

Fonte: http://www.canaltech.com.br e http://www.inovasocial.com.br

Sobre claueav

Jornalista com especialidade em Marketing Político, com experiência em gerenciamento de crise. Atuou no jornalismo on-line e assessoria de comunicação. #socialmedia
Esse post foi publicado em Sem categoria, Sobre Fake News. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s